
Bruxismo
Você sabe o que é Bruxismo?
Não, não é nenhuma referência ao dia 31 de outubro. Bruxismo é o hábito de ranger e/ou trincar os dentes durante o sono. É uma das desordens funcionais dentárias mais complexas e destrutivas, que resulta no desgaste dos dentes de maneira anormal e avassaladora, podendo ocasionar dor nos dentes, prejuízo estético, entre outros problemas.
O bruxismo está intimamente ligado a estresse emocional e físico, e consiste na forte contração dos músculos da mastigação. Por isso, pacientes portadores de bruxismo geralmente sentem os músculos da face doloridos ao acordar. Outros sintomas comuns são dores de cabeça que podem atingir até os ouvidos, dores na articulação da mandíbula, desgaste dentário, ruído característico durante o sono, sensibilidade dental, dificuldade para abrir a boca, ruídos na articulação, entre outros.
Pacientes com bruxismo devem usar uma placa mio-relaxante, confeccionada pelo dentista, que reduz a atividade muscular e protege os dentes do desgaste destrutivo. Além disso, um programa de redução do estresse deve ser pesquisado para cada caso.
A propósito: chama-se bruxismo, porque deriva da palavra grega "bruxus", que significa atrito, e portanto não tem nada a ver com velhinhas mal-encaradas.
Bruxismo em crianças
O Bruxismo caracteriza-se pelo ato de ranger ou apertar os dentes quando o indivíduo não está desempenhando a função de mastigação ou deglutição. Tem sido relatado como um problema comum no homem moderno, causando dor e desconforto não só na região da boca, mas também em regiões como ATM (articulação temporo-mandibular), cabeça, pescoço e ombros. Sua etiologia pode estar relacionada a fatores sistêmicos, emocionais, ocupacionais e oclusais.
Nas crianças pode estar relacionado à fase de desenvolvimento e crescimento dos arcos dentários onde a troca da dentição pode gerar uma instabilidade oclusal. Outro fator está relacionado a distúrbios emocionais, o que torna especialmente complexo o diagnóstico e determinação do tratamento desta patologia.
Nos casos de presença de desgastes dentários e sintomatologia dolorosa são utilizadas placas de mordida resilientes associadas a exercícios para relaxamento da musculatura. Quando o fator emocional está envolvido, faz-se necessário um acompanhamento psicológico e ingestão de Chá de melissa (Melissa Officinalis), que é uma erva conhecida pelo seu poder relaxante, também com intuito de minimizar a tensão sobre a musculatura (JOSGRILBERG, E. B.; GUIMARÃES, M.; GIRO , E.).
Cabe ressaltar que esta patologia multifatorial necessita de cuidados associados com atenção à criança como um todo, de forma a prevenir alterações mais severas na fase adulta.