
Laserterapia no reparo de desordens neurais
Paralisia facial e Parestesia
A parestesia é um distúrbio neuro sensitivo causado por uma lesão no tecido neural. Manifesta-se através dos nervos mentual, lingual e alveolar inferior. Existem diferentes etiologias, sendo as traumáticas (cirurgias, fraturas) e infecciosas as mais comuns.
As desordens neurais trazem grandes desconfortos ao indivíduo devido a sua característica limitante da sensibilidade e da mobilidade da região afetada.
A laserterapia de baixa intensidade (LILT) é uma alternativa importante nos dias atuais por ser não invasiva, biomoduladora dos sinais e sintomas destas desordens e tratando grande porcentagem dos casos. A laserterapia auxilia a regeneração nervosa periférica, propiciando a recuperação sensitiva.
Outra patologia muito comum é a Paralisia facial de Bell definida como uma paralisia periférica do nervo facial, do tipo idiopática e de início repentino. É considerada a mais comum causa de paralisia associada a este nervo. A fisioterapia e a administração de corticosteróides e antivirais são as formas terapêuticas mais aceitas atualmente.
O laser de baixa intensidade pode induzir o metabolismo do tecido nervoso injuriado a produzir proteínas favoráveis ao seu restabelecimento, aumentando sua capacidade de regeneração (função nervosa estimulada).