
Escovação Dentária e Fio Dental
Escovação
Com a escova inclinada para a gengiva, faça de 8 a 10 movimentos da vai e vem de 1 em 1 ou 2 em 2 dentes. Em seguida faça movimentos varrendo da gengiva para a ponta do dente. Repita os movimentos sobre todos os dentes, pelo lado de dentro (lado da língua) e pelo lado de fora (lado da bochecha). Nos dentes da frente (superiores e inferiores) pelo lado de dentro (lado da língua), ponha a escova em pé, não esquecendo de fazer as cerdas da escova entrarem em contato com a gengiva.
Nas superfícies em que mastigamos os alimentos, coloque as cerdas da escova sobre elas e faça movimentos horizontais de vai-e-vem (curtos).
Escove todos os dentes superiores, partindo do último do lado direito até chegar ao último do lado esquerdo, pelo lado de fora (lado da bochecha) e pelo lado de dentro (lado da língua). Faça o mesmo sobre os dentes - na superfície que mastigamos os alimentos. Repita tudo para os dentes inferiores.
O fio dental
Deve ser usado todos os dias para remover restos alimentares que ficam entre os dentes, que a escova não consegue alcançar, e que são os maiores causadores da cárie.
Devemos escovar os dentes pela manhã, após o café, logo após as refeições e à noite, antes de deitar. Não coma mais nada após a limpeza dos dentes. Siga o esquema abaixo:

DICA DE HIGIENE ORAL: VAI COMPRAR ESCOVA?
Apresentadas em todas as cores imagináveis, com cerdas coloridas, cabo flexível, cabeça redonda, quadrada, retangular, cerdas com sabor...
O que não falta é opção para quem vai comprar uma escova de dentes!
Afinal, qual escolher?
Ainda não existe prova científica de que qualquer escova é melhor do que outra. A única coisa que importa é que você escove os dentes adequadamente. Porém, algumas características são recomendadas numa escova: a cabeça deve ser pequena, para alcançar facilmente todas as áreas da boca. O cabo deve ser longo e largo, para que fique firme na sua mão. E as cerdas devem ser macias, em múltiplos tufos, com extremidades arredondadas, para que não machuquem sua gengiva.
Substitua sua escova antes das cerdas ficarem tortas e esfiapadas, ou a cada 3 a 4 meses. Escovas de dentes muito velhas podem ser não apenas ineficazes, mas também podem abrigar bactérias causadoras de infecções como gengivite e periodontite.